Transparência
O Instituto Nova Dimensão reforça seu compromisso com a integridade, a ética e a transparência e disponibiliza para consulta pública todas as informações relacionadas às suas atividades, ata, estatuto, incluindo procedimentos de licitação, contratos e documentação contábil, cumprindo assim os dispositivos das leis de transparência e recomendações do Tribunal Público e a “Lei de Acesso à Informação” (nº 12.527/11).

Ata Nova Dimensão

Documentos Registro Nova Dimensão

Estatuto Nova Dimensão

Registro Nova Dimensão

Viabilidade Nova Dimensão
Diretoria
GABRIEL MHEREB
TESOUREIRO
MOSTRAR BIO
- Desde 2019 Gestor Executivo do Instituto Nova Era
- De 2016 a 2019 Coordenador do Sitião Agroflorestal
- De 2013 a 2016 Monitor Ambiental pela Fundação Florestal na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade
- Facilitador de Cursos de Agrofloresta e Desenvolvimento Humano
- Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar
- Graduação em Geografia (Bacharel e licenciatura) pela UNESP.
2010 a 2012 Técnico do Programa de - Economia Solidária da Prefeitura de Rio Claro
VINICIUS ANTONELLI
PRESIDENTE
MOSTRAR BIO
- Empreendedor social
- Presidente do INE
- Presidente do IND
- Atleta olímpico na Rio 2016 – medalhista de bronze na Liga Mundial em 2015
- Vice campeão Panamericano e campeão Sul Americano
- Membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos Agroflorestais
LEANDRO FARAONI
VICE-PRESIDENTE
MOSTRAR BIO
Formado em Turismo, empresário no ramo de entretenimento, desde 2008 realiza festas, shows, eventos culturais e esportivos. Skatista e idealizador de projetos sociais.
Conselho Fiscal
MAYANE DE CARVALHO
CONSELHEIRA
MOSTRAR BIO
Publicitária formada pela Universidade Barão de Mauá e especialista em Comunicação e Marketing. Servidora Municipal a mais de 12 anos, atua no Departamento de Materiais e Licitações, secretariando as atividades da diretoria quanto ao planejamento, execução e coordenação dos procedimentos licitatórios para aquisição de materiais e contratação de serviços do município de Ribeirão Preto.
HUGO BERLINGERI
PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL
MOSTRAR BIO
Bacharel em Administração pela UNESP/Campus Jaboticabal, especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Barão de Mauá/Campus Ribeirão Preto e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela UNESP/Campus Franca. Participante do Curso de Gestão Cultural para Cidades do Interior Paulista pela UNESP/Campus Araraquara. Formado em Teoria U, pelo Presencing Institute – MIT (Massachussetts Institute of Technology), no Ulab 1x 2020. Servidor Público do Município de Ribeirão Preto, atuando no Departamento para Fomento de Projetos da Secretaria de Governo, cuja função é a captação e prospecção de verbas para o Município, através de convênios federais, estaduais e de financiamentos com agentes financeiros públicos e privados.
MARIANNA COSTA
CONSELHEIRA
MOSTRAR BIO
Economista, bacharel pela FAAP e mestre pelo Insper. Trabalhou muitos anos no mercado financeiro e há alguns faz parte da equipe administrativa da Carbisa.
Conselho Consultivo
TIAGO CAMILO
MOSTRAR BIO
Palestrante e Gestor esportivo (diretor de Centro Olímpico de São Paulo – COTP); presidente da Comissão de Atletas do COB-2017 – 2021; membro do Cons. Administrativo do COB 2017-2021; Medalha de Prata Olímpico: Sidney 2000; Medalha de Bronze Olímpico: Pequim 2008; 5º colocado Olímpico: Londres 2021; Campeão Mundial Adulto: Rio de Janeiro 2007; Tri-campeão dos jogos Pan-Americanos: Rio de Janeiro 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015
MARLEI BALBO
MOSTRAR BIO
Alegre, extrovertida e esbanjando espiritualidade, em todos os sentidos, a sertanezina Marlei Balbo inspira leveza. Da menina de família simples, levada para outro mundo aos 17 anos por um príncipe encantado, como ela própria diz, para a mulher de 83 anos ao mesmo tempo forte e amorosa, que ao longo desse período aprofundou o estudo de si mesma e fundou a Associação Civil Ponte para Luz, em Ribeirão Preto, são muitas histórias para contar.
FERNANDA SIMON
MOSTRAR BIO
Fernanda é ativista e acredita que a moda é um importante agente de transformação. Estudou moda na Faculdade Santa Marcelina, mas foi na Inglaterra que iniciou sua carreira com moda e sustentabilidade, há 10 anos, trabalhando com iniciativas e profissionais pioneiros como Jocelyn Whipple. Fernanda foi responsável por trazer o movimento global Fashion Revolution para o Brasil, o qual hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil e Fernanda é diretora executiva. Durante anos lidera campanhas, projetos, cursos e eventos sobre o tema. Fernanda foi nomeada como a primeira editora contribuinte de sustentabilidade da Vogue Brasil e atua no cargo há mais de um ano.
ANA CAROLINA SIMAS
MOSTRAR BIO
Educadora e facilitadora nas áreas de comunicação colaborativa e educação sustentável e regenerativa. Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com Pós-Doutorado em Educação Transformadora para a Sustentabilidade de Sistemas Socioecológicos (Wageningen University, Holanda).
Professora na Universidade Federal de Viçosa desde 2001, onde atuou nos cursos de Comunicação Social e Educação do Campo. Na universidade, trabalhou com pesquisa-ação, projetos de extensão e na área administrativa (como coordenadora de curso e chefe de departamento).
Tem formação e experiência em metodologias colaborativas, sistêmicas e regenerativas de diálogo, criação e gestão de projetos, processos integrados de desenvolvimento comunitário sustentável (a partir da abordagem das ecovilas), ecologia profunda, educação transformadora, educação popular e decolonial.
Atualmente coordena o Programa de Educação do Instituto Nova Era.
NAMASTÊ MESSERSCHMIDT
MOSTRAR BIO
Filho de pai alemão e mãe brasileira, Namastê Messerschmidt nasceu em 1987 no estado de Piauí. Aos 12 anos se mudou para o Instituto Oca do Brasil, em Goiás, onde conheceu Ernst Götsch, o criador da agricultura sintrópica. Neste mesmo ano começou a aprender e trabalhar com a técnica, e permaneceu lá por 11 anos.
Por volta de 2010 inicia sua atuação junto aos indígenas, com cursos e consultorias facilitadas pela ATIX (Associação Terra Indígena Xingu), ISA (Instituto Socioambiental) e INPA (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas).
Em paralelo atua como consultor e instrutor em diversas organizações e com agricultores, incluindo: PNUD, MST (Movimento Sem Terra, maior movimento social de reforma agrária do mundo), Fazenda da Toca (GPA – Grupo Pão de Açúcar), Cooperafloresta (Cooperativa de Agricultores Agroflorestais que vivem da agrofloresta há 23 anos).
Em 2017, Namastê abre sua agenda de cursos e consultorias internacionais implantando sistemas agroflorestais nos seguintes países; México, Austrália, Nova Caledônia, Indonésia, Tailândia, Malásia, Angola, Madagascar, Argentina, França, Espanha e Portugal difundindo o conhecimento da Agrofloresta Agroecológica pelo mundo.
FELIPE ALCURE
MOSTRAR BIO
Mestre em Psicologia e bacharel em Direito; Facilitador de Diálogo; Mediador judicial e extrajudicial; Facilitador e Instrutor do Instituto Internacional de Práticas Restaurativas (IIRP). Após dezesseis anos de docência no ensino superior, atualmente se dedica à construção de processos informais de ensino e aprendizagem. É Coordenador da pós-graduação em Gestão de Conflitos da Universidade Tuiuti do Paraná.
MÁRIO MANTOVANI
MOSTRAR BIO
Mario Mantovani é geógrafo, especialista em recursos hídricos e ambientalista, um amante da natureza que trabalha em prol do meio ambiente há quase 40 anos. Na Fundação SOS Mata Atlântica desde 1991, coordenou a maior campanha de mobilização em prol da despoluição do Rio Tietê e posteriormente o Núcleo União Pró Tietê. É responsável pela criação da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e pela implementação de Consórcios Intermunicipais de Meio Ambiente. Desenvolveu vários projetos e campanhas e atualmente é Diretor de Políticas Públicas, atuando em prol do fortalecimento da Frente Parlamentar Ambientalista e das Frentes Parlamentares Estaduais da Mata Atlântica e fomento aos Planos Municipais da Mata Atlântica.
LUCAS KASTRUP REHEN
MOSTRAR BIO
Músico e pesquisador.
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ, com ênfase nos estudos da música e ritual, possui artigos publicados em revistas acadêmicas, jornais e capítulos em livros na área da Antropologia.
Atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional da UFRJ: “Mestre Irineu e as raízes maranhenses do Santo Daime”, com apoio do INE e trabalho de campo realizado em São Vicente Férrer na baixada maranhense.
Também é baterista e compositor, fundador da banda de reggae Ponto de Equilíbrio em atuação desde 1999, além de contar com outras produções musicais realizadas com artistas brasileiros e jamaicanos.
Lucas Kastrup assina a trilha sonora e também a parte da pesquisa no filme documentário Santo de Casa, da Arica Cinematográfica.
Criador da palestra musical “Na Batida do Reggae”, percorreu mais de quarenta cidades em todas as regiões brasileiras desde 2016, incluindo apresentação com lotação esgotada no Teatro Amazonas, reconhecido patrimônio cultural em Manaus.
Em 2020 a palestra musical ganhou versão online com o prêmio recebido através do edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.