Quem Somos

Quem Somos

O Instituto Nova Dimensão (IND) é uma Organização Social (OS) do Terceiro Setor, sediada em Ribeirão Preto. A instituição foi criada para gerir os espaços urbanos e equipamentos públicos promovendo um estilo de vida saudável, ecológico e sustentável. Nossa missão é articular ações e executar intervenções e serviços que ofereçam ao cidadão experiências inclusivas e interativas em sua cidade.

O IND planeja, coordena, executa e supervisiona a manutenção, recuperação, reforma e o ordenamento do espaço urbano, incluindo parques e praças, assim como as instalações que eles oferecem. O foco é valorizar esses espaços para a recreação, a mobilidade e a conservação do meio ambiente.

As ações do IND também envolvem o planejamento, a organização e a promoção de iniciativas, atividades, manifestações e eventos que propiciem a interação social e o lazer e, sobretudo, incentivem a cultura e o esporte.

A qualidade de vida da população está relacionada às formas de uso e apropriação desses espaços urbanos por todos os cidadãos. O direcionamento e monitoramento inteligente dos equipamentos públicos garante a todos saúde, bem-estar, integração e, principalmente, cidadania.

Missão

Promover a qualidade de vida através da construção de espaços urbanos humanizados e integrados ao verde.

O que é uma Organização Social

OS – Organização Social – refere-se a uma qualificação concedida a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde, conforme previsto na Lei Federal nº 9.637/98.

Os estados e municípios podem criar suas leis de OS e ampliar o rol de finalidades sociais passíveis de permissão para qualificação de entidades como organizações sociais estaduais e municipais. Portanto, pode-se verificar que uma entidade consegue exercer normalmente suas atividades sem possuir a qualificação como OSCIP ou como OS.