Experiência

Experiência

Experiência

Temos uma longa história de esforço, dedicação e sucesso implantando e desenvolvendo projetos sustentáveis, culturais e educativos. Grande parte desse trabalho é realizado na cidade de Ribeirão Preto, mas estamos ativamente envolvidos em outros grandes municípios do estado de São Paulo, como Osasco e Cotia, bem como nos estados do Amazonas, Acre e Maranhão. 

Nossas Realizações Incluem

L

Desenvolvimento de sistemas agroflorestais, que permitem o cultivo de alimentos sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos, ao mesmo tempo em que recuperam solos degradados, regeneram nascentes e margens de rios e incentivam o retorno da fauna e flora nativas

L

Plantio de ervas, flores e frutos medicinais cultivados de forma orgânica e biodinâmica – certificação pelo I.B.D. – produzindo ingredientes para composições fitoterápicas e preservando plantas com princípios bioativos da extinção

L

Eco construções que amenizam os impactos ambientais, reduzindo ao mínimo a geração de resíduos e utilizando com eficiência os recursos naturais e materiais recicláveis, como madeiras reflorestadas, bambu, taipa de pilão e adobe

L

Planejamento, execução e apoio de oficinas, vivências, cursos e intervenções artísticas nas áreas de permacultura e agricultura regenerativa; artes plásticas; música; canto; dança; culinária e artesanato.

L

Organização, gestão e promoção de ações para fortalecer a diversidade cultural e religiosa dos povos e comunidades tradicionais em diferentes regiões do Brasil

L

Construção de aparelhos esportivos de grande porte para uso comunitário, como piscinas olímpicas, quadras e pistas de skate

L

Reforma, adaptação e gestão de centro culturais e de desenvolvimento socio-comunitário

L

Obras de melhoria de infraestruturas comunitárias

Equipe Técnica

GABRIEL MHEREB

GESTOR EXECUTIVO

MOSTRAR BIO

Gestor-Executivo do Instituto Nova Era (de 2019 até o presente); Coordenador do Sitião Agroflorestal (2016 a 2019); Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar; Graduação em Geografia (Bacharel e licenciatura) pela UNESP; Entusiasta e Facilitador de metodologias colaborativas para o densenvolvimento de projetos; Facilitador de Cursos de Agrofloresta e Desenvolvimento Humano; Monitor Ambiental pela Fundação Florestal na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (2013 a 2016); Facilitador dos Fóruns de Economia Solidária de Rio Claro; Técnico do Programa de Economia Solidária da Prefeitura de Rio Claro (2010 a 2012).

 

EMILIA VASCONCELOS

CONTROLADORIA GERAL

MOSTRAR BIO

Empresária, Diretora Executiva da ELEVA Consultoria, especialista em gestão de recursos públicos, controle interno, prestação de contas, elaboração de projetos sociais e gestão de organizações do Terceiro Setor.  Suas atividades estão voltadas para o desenvolvimento de capacidades nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Especialista em consultoria, assessoria, treinamento em execução de Convênios, Contratos de Repasses, Termos de Parceria, Termos de Fomento, Termos de Colaboração,  cooperação e SICONV, firmados entre todos os Órgãos Federais e Entidades das Administrações Públicas Estaduais, Municipais ou do Distrito Federal, Consórcios Públicos ou com Entidades Privadas sem fins econômicos.

 

SILVANA GONÇALVES DE ALMEIDA UTIYAMA

COORDENADORA ADMINISTRATIVA

MOSTRAR BIO

Formação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, coordenadora Administrativa da Associação Civil Ponte para a Luz ( de 2008 até o presente), voluntária na mesma Associação desde 1995, formações em Práticas Integrativas e Complementares, Naturopata e Consteladora Sistêmica e Organizacional; facilitadora em Workshop e palestras de desenvolvimento pessoal e de práticas integrativas e complementares (PIC’s); oficinas de Capacitação na Gestão de Organizações da Sociedade Cívil (OSCs) – Faculdade de Direito – USP.

 

MARIELEN NASCIMENTO

SERVIÇO SOCIAL

MOSTRAR BIO

Formação em Serviço Social, Especialista em Gestão Pública Municipal; Assistente Social do Instituto Nova Era (de 2020 até dias atuais); Assistente Social e Responsável Técnica no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescente no Corassol (2018 a 2020); Perita Técnica Judiciária do TJMG (2016 a 2017); Assistente Social SESI/SENAI MG (2014 a 2015) e Assistente Social da Prefeitura de Três Corações/MG com atuação em CRAS E CREAS (2011 a 2014).

 

ISAÍAS DOS REIS

COORDENADOR TÉCNICO

MOSTRAR BIO

Formação em Gestão Ambiental; Graduando em Ciências Biológicas; Coordenador-técnico do Instituto Nova Era (junho de 2019 até o momento atual); Gestor e fundador da Flor e Ser Soluções Ecológica (2013 a 2021); Cofundador e coordenador técnico da CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) Sítio Santa Fé (2016 até o presente); Coordenador técnico da Estação Luz – Espaço Experimental de tecnologias sociais (2008 a 2013); e Educador Socioambiental projeto Caravana da Luz (2010 a 2012).

 

KÁTIA PIAUY

CONTABILIDADE

MOSTRAR BIO

Contadora, administradora de empresas, bacharel em Letras – Língua Portuguesa, pós-graduada em finanças empresariais, com experiência de 20 anos nas áreas administrativa, financeiro e contábil tendo atuado em setores como construção civil, turismo, tecnologia da informação, eventos e terceiro setor. Atualmente dedicada à contabilidade voltada a entidades do Terceiro Setor e multiplicadora do Siconv habilitada pela ENAP Escola Nacional de Administração Pública.

 

JOSE BORGES JÚNIOR

IMPRENSA

MOSTRAR BIO

Há 2 anos se dedica ao Terceiro Setor, estando à frente do Núcleo de Comunicação do Instituto Nova Era. Jornalista com 23 anos de experiência. Estudou Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – turma de 1998). Como repórter trabalhou em várias emissoras de televisão: Rede Família, TV Record, Rede Integração (Afiliada da Rede Globo em Minas Gerais), TV Rio Sul (Afiliada da Rede Globo no Sul Fluminense), TV Clube (Afiliada da Band em Ribeirão Preto). Na área de Assessoria de Imprensa trabalhou nas prefeituras de Ribeirão Preto e Patos de Minas. Em julho de 2021 fez o EMPRETEC, curso de empreendedorismo com metodologia desenvolvida pela ONU e ministrado no Brasil pelo SEBRAE.

 

Cases

O Instituto Nova Dimensão tem uma forte parceria com outros institutos e entidades que compartilham os mesmos valores e princípios e representam uma proposta de futuro sustentável para a sociedade.

Um dos principais parceiros é o Instituto Nova Era, que tem como objetivo promover a regeneração da natureza pela educação, pela cultura e pela inclusão social.

A Associação Civil Ponte para a Luz também não poderia deixar de fazer parte desta rede colaborativa. Sua missão é trazer a cura para todos indistintamente através de práticas e terapias naturais. Para isso cultiva o seu próprio viveiro de plantas medicinais e fitoterápicas, e oferecem consultas e tratamentos gratuitos para toda a comunidade.

O esporte, enquanto ferramenta transformadora do ser humano, também é imprescindível em nosso trabalho. O treinamento do Skate e a prática do Judô combinam estratégia, autocontrole, equilíbrio e destreza. Todos esses são atributos que contribuem para uma sociedade harmoniosa e evoluída. Bob Burnquist e Thiago Camilo, ambos atletas consagrados nessas respectivas categorias esportivas, são ícones e referências para as futuras gerações. À frente dos Institutos que levam seu nome, eles nos acompanham nessa jornada.

CASE: JARDIM DA PAZ

O Jardim da Paz é um espaço criado em Sertãozinho em 1996, cidade a 18 km de Ribeirão Preto. Um antigo pomar 5.800 metros quadrados na casa da terapeuta holística Marlei Balbo foi transformado numa área de cultivo de flores e ervas medicinais. Elas complementam os tratamentos oferecidos gratuitamente pela Associação Ponte para a Luz, uma OSC localizada no parque das Andorinhas, zona Norte de Ribeirão Preto.

Inspirada por uma botânica budista especializada em fitoterapia, Marlei desenhou círculos no chão com um bastão de madeira e assim criou a primeira mandala do Jardim da Paz.

Atualmente o jardim é formado por 12 enormes canteiros projetados como sistemas energéticos. Cada um representa um dos sistemas do corpo humano, como o nervoso central, respiratório, digestivo e circulatório.

Todos os produtos do Jardim da Paz, incluindo ervas e derivados consumidos, temperos, infusões e florais, têm a certificação orgânica e biodinâmica.

Nos seus 25 de anos de existência, o Jardim da Paz vem beneficiando milhares de pessoas que visitam a Associação Civil Ponte para a Luz em busca de tratamento, oferecendo atendimentos e seus produtos fitoterapêuticos.

No segundo semestre de 2020, a Associação Civil Ponte para a Luz e o Instituto Nova Era assinaram um Termo de Cooperação Técnica. O primeiro passo dessa importante parceria foi a criação do Jardim da Paz II. Essa unidade filial está sendo agora construída na fazenda Painal, em Cravinhos, seguindo o mesmo modelo físico e energético de sua matriz.

CASE: ECOVILAS

As Ecovilas surgiram na esteira do movimento naturalista na década de 1970. São uma forma evolutiva das antigas comunidades alternativas dos anos 60, quando os “Hippies” trocaram as cidades por espaços em meio a natureza, na busca de um estilo de vida sustentável e igualitário.

Nos anos 70, as ecovilas se espalharam pela Europa, América do Norte até chegar a América do Sul. No Brasil, na década de 80, surgiram várias tentativas de criação de ecovilas. Em Alto Paraíso, no estado de Goiás, um grupo ocupou uma uma antiga fazenda chamada “BonaEspera”. O projeto não deu certo, mas incentivou aqueles integrantes a permanecerem na região, cravada na Chapada dos Veadeiros. Criaram sítios orgânicos, lojas de produtos naturais, spas, centros exotéricos, etc.

Esse espírito comunitário se alastrou, e inspirou o desenvolvimento de um novo projeto no interior da floresta Amazônica. A Vila do Céu do Mapiá, uma comunidade Daimista, passou a atrair jovens naturalistas à procura de uma alternativa de vida.

Foi aí, juntos aos povos ribeirinhos, que surgiu a Ecovila do Céu do Mapiá, um assentamento sustentável que tem o apoio do Instituto Nova Dimensão. O Instituto assiste na administração dos esquemas de apoio familiar e social, utilização de energias renováveis, produção orgânica de alimentos, bioconstrução, economia solidária, preservação do meio ambiente, entre outros.

CASE: CONSTRUÇÕES ECOLÓGICAS

O Instituto Nova Dimensão é responsável pela idealização e gestão de uma nova Ecovila, que está se desenvolvendo em Ribeirão Preto.

O projeto está sendo erguido no Sítio São Jorge, uma propriedade rural localizada na Zona Sul do município, em uma gleba de 70 hectares vizinha a diversos condomínios de alto padrão.

A Ecovila São Jorge também funciona como um condomínio residencial, com síndico, zelador, porteiro, e sistema de segurança. Mas existem importantes diferenças entre ela e seus vizinhos.

Como todos os projetos abraçados pelo IND, a nova Ecovila prioriza tanto o aspecto ambiental quanto o social, e atende a todas as normas e padrões de sustentabilidade e eco-eficiência.

Seus moradores serão capazes de produzir seus alimentos, gerar sua própria energia renovável e gerir seu sistema de abastecimento de água e saneamento, além de reciclar e compostar o lixo.

As casas também seguem um modelo de construção ecológica que utiliza poucos insumos externos. Inspirado nos sistemas agroflorestais, esse modelo adota a principais técnicas sustentáveis de bioconstrução: os abobadilhos (paredes feitas de tijojos em formato de abóbada, como as construções do deserto), paredes de adobe, pau-a-pique e a taipa de pilão.

A bio-construção da Ecovila São Jorge integra a natureza, preserva os recursos naturais e valoriza os insumos do próprio lugar como a terra, a argila, a madeira, as fibras vegetais e as pedras. E ainda emprega a mão de obra local.

Esse tipo de arquitetura tradicional se adapta ao clima e ao ambiente natural, garantindo moradias agradáveis, conforto térmico e fácil manutenção.

CASE: VIVEIRO ESCOLA

Outro importante projeto que envolve o Instituto Nova Dimensão é o Viveiro Escola, na região de Osasco, em São Paulo.

Uma área de 2.000 m² em pleno Pico do Jaraguá, que se conecta com a mata remanescente da região, era até três anos atrás um depósito de lixo e entulho. Hoje é uma zona de preservação protegida pelo IND e seus parceiros, que transformaram o local em um viveiro-escola de cultivo de plantas alimentícias e ervas medicinais.

O primeiro passo foi a retirada de todo o acúmulo de detritos, uma tarefa colaborativa que mobilizou toda a comunidade local. Em seguida, o solo foi preparado para receber as primeiras sementes e mudas.

Por meio de práticas Agroflorestais, foram implantadas 22 linhas de plantio onde hoje está sendo cultivada uma galeria de árvores nativas com mais de 50 espécies. Isso é feito em consórcio com a plantação de alimentos como a banana, mamão, açafrão da terra, batata doce, inhame, palmito, castanhas e frutas.

Em agosto de 2021, o Instituto Nova Dimensão e o Viveiro Escola promoveram mais uma iniciativa: a Vivência Ecopedagógica, uma atividade destinada a reflorestar o espaço que conecta o Viveiro à mata, e que ainda não estava arborizado.

A Vivência envolveu os moradores da região – inclusive crianças – no plantio de 180 árvores nativas, entre elas palmeiras e espécies frutíferas.
Nessa atividade também foram utilizadas técnicas de cobertura do solo, em que todas as linhas de plantio foram finalizadas com cobertura vegetal como madeira triturada, caules de bananeira e capim.

Além de recuperar a área, a dinâmica da Vivência transmitiu aos habitantes da região não apenas importante noções de preservação e restauro ambiental como também técnicas de agricultura regenerativa para o cultivo de alimentos. Conhecimentos essenciais para a melhorar a qualidade de vida da comunidade e garantir a integridade do bioma.